Games, Imaginário e Narrativas Telemáticas

www.ea.com/dantes-inferno

Registro da apresentação no Evidosol VII . Disponível em: http://www.textolivre.org/wiki/VIevidosol/Paiva

[19:36] <hugleo> Gostaria de convidar Claudio Cardoso de Paiva e Paulo Henrique Serrano
[19:37] <paulohsms> aqui
[19:37] <hugleo> so vc ira apresentar, paulohsms ?
[19:37] <paulohsms> claudiocpaiva: estás lá ?
[19:37] <paulohsms> claudiocpaiva tb vai
[19:37] <hugleo> entao podemos comecar
[19:37] <hugleo> ** Games, Imaginário e Narrativas Telemáticas **
Record of performance on Evidosol VII . Available at: http://www.textolivre.org/wiki/VIevidosol/Paiva
[19:37] <hugleo> Teremos 20 minutos de apresentacao e 10 de discussao
[19:38] <paulohsms> claudiocpaiva: estás lá ?
[19:39] <paulohsms> hugleo: o claudiocpaiva está podendo escrever ?
[19:40] <paulohsms> Hoje, os acadêmicos no campo da educação, das artes e da comunicação
[19:40] <paulohsms> Assim...
[19:40] <paulohsms> Os sistemas educativos sempre torceram o nariz para os sistemas midiáticos e vice-e-versa. Os preofessores, acadêmicos, gestores educativos sempre lançaram um olho torto para as narrativas midiáticas.
[19:40] <paulohsms> Os processos educacionais e os processos comunicacionais estão convergindo assim como as dimensões da arte, mídia e educação
[19:40] <paulohsms> têm procurado manter um diálogo mais aberto com os profissionais do mercado ligados à educação, as artes e as mídias
[19:40] <paulohsms> Hoje, na era digital, comunicação interativa, mídias colaborativas.... algo está mudando
[19:41] <paulohsms> Um exemplo disso são os games
[19:41] <paulohsms> que têm sido objeto de críticas contundentes
[19:41] <paulohsms> Mas são narrativas telemáticas que falam aos desejos, interesses e expectativas da geração ponto com
[19:41] <paulohsms> às gerações das mídias pós massivas
[19:42] <paulohsms> O desafio que se coloca para educadores, comunicólogos, profissionais de mídia e educação...
[19:42] <paulohsms> é discutir como as narrativas telemáticas do games
[19:42] <paulohsms> associadas às narrativas clássicas
[19:43] <claudiocpaiva> Alguém ae conhece o game O Inferno de Dante?
[19:44] <claudiocpaiva> Uma narrativa telemática (ou digital) que resgata elementos da narrativa mitopoética A Divina Comédia (Dante Alighieri)
[19:45] <paulohsms_> fiquei falando a toa
[19:45] <paulohsms_> onde parei ? claudiocpaiva ?
[19:45] <claudiocpaiva> oi Paolo
[19:45] <claudiocpaiva> aqui
[19:45] <claudiocpaiva> alguém está interessado no assunto?
[19:45] <paulohsms_> http://www.dantesinferno.com/home.action
[19:45] <claudiocpaiva> blz
[19:46] <claudiocpaiva> Os Games permitem leituras imersivas
[19:46] <hugleo> claudiocpaiva, manifestaram muito interesse!
[19:46] <claudiocpaiva> Os jogos eletrônicos on line inauguram uma nova linguagem
[19:46] <claudiocpaiva> pós MTV
[19:46] <Dani_Re> paulohsms e claudiocpaiva preferem que o canal esteja sem moderação?
[19:46] <claudiocpaiva> aglutinando imagem, som e texto
[19:47] <claudiocpaiva> Estou estreando (sou calouro aqui)
[19:47] <claudiocpaiva> sorry
[19:47] <claudiocpaiva> mas relembro do irc
[19:47] <claudiocpaiva> me interessa saber se tem gente interessada em dialogar sobre os games
[19:47] <claudiocpaiva> como narrativa
[19:48] <claudiocpaiva> como vetor de interação com as modalidses de discurso da história
[19:48] <claudiocpaiva> mitologias
[19:48] <claudiocpaiva> processos educacionais
[19:48] <paulohsms> [ estou com problemas na conexão ]
[19:49] <paulohsms> O foco nesse processo de adaptação do game está na leitura imersiva, expandindo os horizontes explorados anteriormente apenas pelo visual, agora em um âmbito táctil, sonoro e digital.
[19:49] <claudiocpaiva> paulo : apenas 3 linhas
[19:50] <paulohsms> ok claudiocpaiva
[19:50] <paulohsms> tátil a partir do entendimento que temos dos leitores contemplativos, os moventes e os
[19:50] <paulohsms> imersivos apresentados por Santaella em NaVegar no Ciberespaço.
[19:50] <paulohsms> De acordo com a autora o mouse e o teclado, ou o controle para consoles funcionam como
[19:50] <paulohsms> prolongamentos do braço e da mão, ferramentas comparadas ao garfo que usamos para tocar a comida.
[19:51] <paulohsms> A ideia que temos é mapear quais as diferenças e semelhanças desse tipo de leitura da Idade Mídia
[19:51] <paulohsms> com aquela que existia na Idade Média, com foco nas dimensões cognitivas e estéticas, nas
[19:51] <paulohsms> projeções do sujeito na enunciação e a aspectualização temporal, temas e figuras recorrentes ou
[19:51] <paulohsms> ou não.
[19:52] <paulohsms> correto claudiocpaiva ?
[19:52] <claudiocpaiva> correto
[19:52] <claudiocpaiva> Leitura importante
[19:52] <claudiocpaiva> a este respeito
[19:52] <claudiocpaiva> Narrativas Telemáticas
[19:52] <claudiocpaiva> UFMG
[19:53] <claudiocpaiva> Ed.UFMG
[19:53] <claudiocpaiva> É importante nesta perspectiva
[19:53] <paulohsms> O objetivo é contribuir no entendimento das tecnologias digitais e o estudo de adaptações
[19:54] <claudiocpaiva> percepções
[19:54] <paulohsms> o estudo das adaptações, especificamente
[19:54] <paulohsms> possibilita um comparativo fundamental para fundamentar o que foi modificado.
[19:54] <paulohsms> está claro isso ?
[19:54] <claudiocpaiva> clareando
[19:54] <claudiocpaiva> hehehheh
[19:55] <paulohsms> porque, se o game nao fosse uma adaptação
[19:55] <paulohsms> não teriamos parametros para avaliar as diferenças dos dois modelos
[19:55] <hugleo> restam 5 minutos de apresentacao!
[19:56] <paulohsms> ok hugleo
[19:56] <paulohsms> diferente de pegar um game qualquer e um livro qualquer.
[19:57] <paulohsms> a contribuição nesse caso tem dois viés.
[19:57] <paulohsms> é isso, mais alguma coisa claudiocpaiva ?
[19:57] <claudiocpaiva> só uma ou duas coisinhas
[19:58] <paulohsms> mais alguma coisa claudiocpaiva ?
[19:58] <claudiocpaiva> Eu e o parceiro de Pesquisa
[19:58] <claudiocpaiva> estamos nos aproximando do objeto
[19:58] <claudiocpaiva> e já algumas coisas se entecipam
[19:58] <claudiocpaiva> os jogos eletrônicos
[19:58] <claudiocpaiva> podem contribuir nos processos educacionais
[19:59] <claudiocpaiva> desde que sejam assimilados corretamente pelos sistemas educativos
[19:59] <claudiocpaiva> penso numa ponte importante entre os processos comunicacionais, semióticos e educacionais
[19:59] <claudiocpaiva> os games não são apenas entretenimento
[19:59] <claudiocpaiva> são algo mais que lazer
[20:00] <claudiocpaiva> eles movem potencialidades psíquicas muito ativas
[20:00] <claudiocpaiva> e podem ser aproveitadas
[20:00] <claudiocpaiva> em sasla de aula
[20:00] <claudiocpaiva> em sala de aula pelos professores
[20:00] <claudiocpaiva> penso
[20:01] <claudiocpaiva> que é preciso compreender as formas tecnico-cognitivas das novas gerações
[20:01] <claudiocpaiva> novas modalidades perceptivas
[20:01] <claudiocpaiva> sensoriais
[20:01] <claudiocpaiva> sensório-motoras
[20:02] <hugleo> entao, aberto para discussao!
[20:02] <ElaineBorges> A apresentação ficou um pouco prejudicada, mas no geral gostaria de saber se o estudo de vcs já tem alguma aplicação com alunos em contexto escolar.
[20:02] <allysson> vocês estão pensando em algum estilo de jogo em espcial?
[20:02] <claudiocpaiva> ok
[20:02] <claudiocpaiva> obg
[20:02] <claudiocpaiva> penso no jogo
[20:02] <ViniciusRodrigue> Paulo e Cláudio, o que me dizem das narrativas telemáticas que seguem o caminho contrário: isto é, dos games para a literatura ou para o cinema, como Tomb Raider, Resident Evil, Halo, etc.
[20:02] <claudiocpaiva> O inferno de Dante
[20:03] <ViniciusRodrigue> as "adaptações" são semelhantes, na opinião de vocês?
[20:03] <claudiocpaiva> recupera alguns elementos de A divina Comédia
[20:03] <claudiocpaiva> de Dante
[20:03] <claudiocpaiva> mas devidam,ente atualizados para uma esfera pública
[20:04] <claudiocpaiva> norteada pelos processos comunicacionais eletrônicos
[20:04] <claudiocpaiva> então é uma outra forma de literatura
[20:04] <claudiocpaiva> liberando uma outra modalidade de leitor
[20:04] <claudiocpaiva> o leitor imersivo
[20:04] <ElaineBorges> Mas como aplicar isso na escola?
[20:04] <paulohsms> ViniciusRodrigue: o estudo comparativo ainda é preliminar, mas acredito que poderão ser identificadas peculiaridades semelhantes, a própria dimensão tátil é única e isso já é um grande diferencial
[20:04] <paulohsms> na persepção estética e cognitiva
[20:05] <claudiocpaiva> os alunos são ligados nos jogos
[20:05] <claudiocpaiva> nos games
[20:05] <paulohsms> escrevi mais de 3 linhas, pegou? ViniciusRodrigue ?
[20:05] <claudiocpaiva> e há games que contém elementos da literatura universal
[20:05] <claudiocpaiva> como Dante Alighieri
[20:05] <ElaineBorges> Sim, mas e os professores?
[20:05] <claudiocpaiva> os professores tem que aprender com os alunos
[20:05] <claudiocpaiva> senão não há possibilidade de comunicação
[20:06] <claudiocpaiva> os jovens já não vêem muito televisão
[20:06] <claudiocpaiva> mas muitos deles estão ligados na internet
[20:06] <claudiocpaiva> nos games
[20:06] <claudiocpaiva> nos blogs
[20:06] <claudiocpaiva> nos twitters
[20:06] <claudiocpaiva> no que respeita especificamente aos games
[20:07] <claudiocpaiva> refiro-me àqueles ligados à história, às mitologias, às religiões, etc
[20:07] <claudiocpaiva> os games fazem partes das novas mitologias
[20:07] <claudiocpaiva> os games fazem parte das "ilusões necessárias"
[20:07] <claudiocpaiva> que norteiam o imaginário coletivo infanto-juvenil
[20:08] <claudiocpaiva> mas também dos adultos
[20:08] <ElaineBorges> Sim, eu entendo, mas eu estou questionando a parte didática do estudo..
[20:08] <claudiocpaiva> Hoje, vivenciamos uma época, em que a razão declina
[20:08] <claudiocpaiva> e as religiões retornam
[20:08] <claudiocpaiva> as mitologias tb
[20:08] <claudiocpaiva> didaticamente
[20:08] <claudiocpaiva> convém apresentar
[20:08] <claudiocpaiva> textos como
[20:09] <claudiocpaiva> A Divina Comédia
[20:09] <hugleo> 1 minuto
[20:09] <claudiocpaiva> mostrar que este expressa uma idéia de mundo
[20:09] <claudiocpaiva> de céu
[20:09] <claudiocpaiva> de inferno
[20:09] <claudiocpaiva> típico da Idade Média
[20:09] <claudiocpaiva> mas que retorna na Idade Mídia
[20:09] <claudiocpaiva> O games podem ajudar no ensino
[20:09] <claudiocpaiva> da Hist´[oria
[20:09] <claudiocpaiva> da Linguagem
[20:10] <claudiocpaiva> da Comunicação
[20:10] <claudiocpaiva> Só isso!
[20:10] <claudiocpaiva> OBG
[20:10] <hugleo> Obirgao claudiocpaiva , paulohsms
[20:10] <ViniciusRodrigue> Parabéns!
[20:10] <claudiocpaiva> merci
[20:10] <ElaineBorges> Legal, agora as escolas precisam de consoles! Muito Bom!
[20:10] <claudiocpaiva> vlw
[20:10] <paulohsms> obrigado ao evidosol, e parebéns pelo evento !
[20:10] <Panzera> Consoles nas escolas....gostei....
[20:10] <claudiocpaiva> OBG e parabéns
[20:10] <cacau> parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.