Desenvolvimento de propostas com o modelo NABC

A apresentação de propostas para clientes precisam apresentar resultados que superam expectativas. Para isso é importante ter um bom briefing daquilo que está sendo buscado, o cliente deve apresentar o problema que ele quer resolver.

Qualquer organização que se disponha a propor soluções para resolver o problema apresentado deve apresentar ideias que superem as expectativas do cliente e que sobretudo, superem a concorrência.

As ideias podem precisar de muito detalhamento o que certamente demonstraria as capacidades técnicas e o know how da empresa para desenvolver a solução que está propondo. Mas a verdade é que o cliente não tem interesse algum em uma descrição detalhada e técnica sobre como o problema dele será solucionado. As ideias precisam ser sucintas, sintetizadas e agrupadas.

O NABC é um modelo de propostas criado por Curtis Carlson e William Wilmot no livro “Innovation – The Five Disciplines for Creating What Customers Want” com o objetivo de agregar valor e sintetizar a proposta, que deve, então, responder apenas 4 questionamentos:

1. NEED – Quais são as necessidades do cliente?
2. APPROACH – Qual a minha aproximação ou solução para satisfazer essa necessidade?
3. BENEFITS – Quais são os benefícios e custos da minha solução?
4. COMPETITION – Como os benefícios e custos da minha solução são superiores aos dos competidores?

As soluções precisam ser valorizadas pelo cliente e o caminho para se obter essa valorização pode ser apresentado de acordo com a Tipologia das Valorizações do J. M. Floch.

1 comentário

  1. Always in Innovation the Principal Problem is
    how concisely communicate to the investor or partner, the benefits and costs of our invention.NABC partly solves this problem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.